XXIII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA
Niterói, Rio de Janeiro – 12/06 a 15/06/2018
Crise, austeridade e luta de classes: o Brasil em um beco sem saída
Promoção e Realização: Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) Local: Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
Data Final para submissão de artigo: 18/03/2018 – SUBMISSÕES ENCERRADAS
O acirramento e explicitação da luta de classes, no contexto de crise da economia mundial, exacerba-se na atual conjuntura política, econômica e social do Brasil e da América Latina. Este cenário é agravado pelas políticas de austeridade e liberalização implementadas majoritariamente no mundo inteiro. A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) convida todos os interessados para participar do XXIII Encontro Nacional de Economia Política (XXIII ENEP) para refletir criticamente sobre essa conjuntura. O tema deste ano, “Crise, austeridade e luta de classes: o Brasil em um beco sem saída”, procura dar conta dessa temática. A SEP entende que este assunto é central para as preocupações econômicas e sociais neste momento de aprofundamento da crise econômica, momento no qual a estagnação e o elevado desemprego conformam o quadro estrutural a partir do qual o acirramento dos conflitos sociais se explicita.
COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL
-
Prof. Marcelo Dias Carcanholo (UFF, Presidente da SEP)
-
Profa. Vanessa Petrelli Correa (UFU, Vice-presidente da SEP)
-
Prof. Frederico Jayme Katz (UFPE, Diretor SEP)
-
Prof. Márcio Paschoino Lupatini (UFVJM, Diretor da SEP)
-
Prof. Tiago Camarinha Lopes (UFG, Diretor da SEP)
COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL
João Leonardo Gomes Medeiros (UFF, Diretor da SEP)
-
Hugo Figueira de Souza Corrêa (UFF, Editor da Revista da SEP)
-
Victor Leonardo de Araujo (UFF, Editor da Revista da SEP)
-
Bianca ImbiribaBonente (UFF)
-
Adriano Vilela (UFF/Campos)
-
Daniela Franco Cerqueira (UFF/Campos)
-
Eduardo Sá Barreto (UFJF)
-
Leonardo de Magalhães Leite (UFF/Campos)
-
Vanessa Teixeira (UFF/Campos)
-
Edson Mendonça da Silva (Economia/Doutorado)
-
Filipe Leite Pinheiro (Economia/Doutorado)
-
Juliana Brasileiro (Economia/Mestrado)
-
Lucas Galvão de Mesquita (Economia/Doutorado)
-
Matheus Fernando M. Dias Sadde Martins (Economia/Mestrado)
-
Rodrigo Siqueira Rodriguez (Economia/Doutorado)
-
Gabriel Oliveira (Economia/Graduação)
-
Julia Borges da Costa (Economia/Graduação)
-
Mattheus Alves (Economia/Graduação)
COMITÊ CIENTÍFICO
-
Prof. Frederico Jayme Katz (UFPE, Diretor SEP)
-
Prof. Márcio Paschoino Lupatini (UFVJM, Diretor da SEP)
-
Prof. Tiago Camarinha Lopes (UFG, Diretor da SEP)
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
ÁREAS TEMÁTICAS E COMISSÕES CIENTIFICAS
1. Metodologia e história do pensamento econômico
André Guimarães Augusto (UFF) e Grasiela Baruco (UFRRJ)
2. História econômica
Tiago Camarinha Lopes (UFG) e Mathias Seibel Luce (UFRGS)
3. Economia brasileira
Miguel Bruno (UERJ/ENCE) e Rosa Maria Marques (PUC-SP)
4. Teoria do valor, capitalismo e socialismo
Maurício Sabadini (UFES) e Márcio Lupatini (UFVJM)
5. Estados nacionais e políticas sociais: Economia Política do capitalismo contemporâneo
Marina Machado Gouvêa (UNILA) e Sara Granemann (UFRJ)
6. Dinheiro, finanças internacionais e crescimento
Vanessa Petrelli (UFU) e Pedro Rossi (Unicamp)
7. Capitalismo, espaço e meio ambiente
Javier Ghibaudi (UFF) e Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP)
8. Trabalho, indústria e sociedade
Frederico Katz (UFPE) e Silvia Harumi Toyoshima (UFV)
9. Pôsteres
Rodrigo Delpupo Monfardini (UFF), Edson Mendonça da Silva (UFF) e Juliana Brasileiro (UFF).
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
REGRAS DE SUBMISSÃO
Antes de submeter seu trabalho, leia com atenção as instruções abaixo.
1º PASSO. Acesse o sistema de inscrições do evento (SUBMISSÃO ENCERRADA) e faça seu cadastramento;
2º PASSO. Pague a taxa de submissão na categoria correspondente.
3º PASSO. Submeta seu trabalho. A submissão não é impedida caso a taxa de submissão não tenha sido paga. Mas a submissão só será efetivamente validada caso a taxa seja paga até o limite do prazo de submissões.
Formatação do artigo (sessões ordinárias e de comunicações) e pôster
ARTIGO (sessões ordinárias e sessões de comunicações)
Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato PDF (não serão aceitos artigos em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. Devem ser submetidas duas versões do trabalho, uma com identificação, outra sem.
PÔSTER
Recomenda-se a seguinte formatação para os pôsteres: corpo de texto em Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, justificado, tamanho máximo de 01 página, em formato PDF (não serão aceitos pôsteres em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. Recomenda-se a seguinte estrutura: título, introdução/objetivo(s), desenvolvimento, conclusões e as principais referências bibliográficas utilizadas. A versão com identificação deverá conter, abaixo do título: nome do autor e filiação institucional. O título deve estar em negrito e Fonte Times New Roman 14, os títulos das seções deverão estar em negrito, ambos em alinhamento justificado.
Os textos não devem conter quaisquer referências que possam identificar o autor. Ao enviar o artigo ou pôster, o autor declara estar ciente das regras de submissão e de seleção pelas comissões científicas. Qualquer descumprimento das regras deste edital ou da boa prática acadêmica implicará na recusa imediata do artigo ou pôster submetido.
|
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
TAXAS DE SUBMISSÃO
Comunicação e/ou Pôster: exclusivo para estudantes de graduação: Isentos
ATENÇÃO: DURANTE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, O SISTEMA COBRARÁ UMA TAXA DE R$1,00. PARA ISENTAR-SE DO PAGAMENTO, PROCURE O LINK CUPONS DE DESCONTO NO MENU DE INSCRIÇÃO E INFORME O CÓDIGO “ESTUDANTE”.
Artigo para sessões ordinárias: Sócios em dia com a anuidade: R$ 80,00 por artigo
Artigo para sessões ordinárias: Não sócios e sócios com débitos de anuidade: R$ 160,00 por artigo
Artigos com mais de um autor, basta apenas que um dos autores faça a submissão on-line, inserindo todos os nomes dos autores com instituição.
Cada autor pode submeter, no máximo, dois artigos, sejam eles em coautoria ou não, em qualquer das subáreas. Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores.
É importante ressaltar que o pagamento das taxas de submissão não dará direito à participação no Encontro – mesmo que o trabalho seja aprovado. Tal taxa refere-se apenas ao processo de seleção dos trabalhos.
Para a inscrição no Encontro todos deverão seguir os procedimentos a serem informados no link inscrições.
Artigos cujos boletos de inscrição não tenham sido devidamente pagos serão prontamente eliminados das listas de avaliação das Comissões Científicas.
Registra-se que, em hipótese alguma, haverá devolução das taxas de submissão.
Aprovação dos trabalhos submetidos
A lista completa dos artigos e pôsteres aprovados será divulgada com, pelo menos, um mês de antecedência do início do Encontro, sendo que nesta data serão enviadas cartas de aceite aos autores dos artigos e pôsteres selecionados.
Apoio da SEP aos autores com trabalhos selecionados
A depender da disponibilidade orçamentária, a SEP pagará as despesas de hospedagem (em quarto duplo) correspondendo a duas diárias apenas a um dos autores que tiver artigo selecionado nas sessões ordinárias, se for sócio da SEP, e tiver realizado inscrição no Encontro. Ressalta-se que este procedimento não será adotado para os participantes que recebem diárias das instituições de origem.No caso das Sessões de Comunicações e Pôsteres, todas as despesas ficarão por conta dos autores. A Comissão Local está organizando formas de hospedagem solidária e/ou espaço para a hospedagem dos discentes. Mais informações serão disponibilizadas no site até um mês antes do encontro. As despesas de deslocamento até o local do evento são de responsabilidade exclusiva dos autores para todas as modalidades.
Apresentação dos Trabalhos
Os trabalhos serão apresentados de três maneiras distintas: em Sessões Ordinárias, em Sessões de Comunicações e como Pôsteres, cada qual com um processo de submissão distinto. A escolha é feita pelo autor ao longo do processo de submissão on-line.
Tanto as Sessões Ordinárias como as de Comunicações formarão mesas ao longo da programação do Encontro.
A diferença reside no tempo disponível para a apresentação de cada artigo, que no caso das Comunicações será um pouco menor, além de exclusivas para estudantes de graduação.
Os Pôsteres serão expostos em espaço próprio, em horários pré-definidos, no decorrer do Encontro. A impressão dos pôsteres ficará sob a responsabilidade dos autores. Outras informações serão divulgadas posteriormente.
|