A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) foi fundada em 1996 como uma associação sem fins econômicos. Seu objetivo primordial é garantir espaço ampliado de discussão a todas as correntes teóricas e áreas de trabalho que entendam a economia como uma ciência essencialmente social e que, por isso mesmo, tenham na crítica ao mainstream da Economia seu elemento comum e articulador das atividades acadêmicas e políticas.
Dentre as diversas atividades organizadas e/ou incentivadas pela SEP, destaca-se o Encontro Nacional de Economia Política, de periodicidade anual, cuja primeira edição é de 1996. A instituição possui um periódico, a Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, e articula estudos e pesquisas de seus associados em grupos de trabalho temáticos. A SEP articula-se com instituições nacionais e internacionais diversas, dentre as quais a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) e a Associação Nacional dos Curso de Graduação em Economia (ANGE) e a Sociedad Latinoamericana de Economía Política y Pensamiento Crítico (SEPLA).
A Sociedade Brasileira de Economia Política lamenta com imenso pesar o falecimento de um de seus membros fundadores no último sábado, 16 de janeiro de 2021: Mario Duayer. Mario Duayer foi um importante intelectual da esquerda brasileira. Marxista convicto e pensador a quem se pode atribuir algumas linhagens do marxismo bastante difundidas no Brasil, deixou o legado inestimável de seu pensamento original em numerosos textos, muitos dos quais discutidos no âmbito de nossos encontros e/ou publicados em nossa revista. Professor titular da Universidade Federal Fluminense, onde lecionou por mais de três décadas, formou naquela casa uma geração de estudantes, muitos dos quais hoje são professores e pesquisadores com destaque na rica tradição marxista brasileira. Como professor, seu rigor sempre foi conjugado com a dedicação ao aluno, com o esforço por seu desenvolvimento não apenas acadêmico, mas pessoal. Não é difícil recolher depoimentos de alunos que consideram o contato com o professor Mario Duayer como um divisor de águas em sua vida pessoal, profissional e política. Sua postura firme, mas não intransigente, foi sempre referência na SEP. Mario jamais aceitou capitulações, oportunismos, sedições e concessões ao pensamento conservador e às suas expressões políticas diversas. Por essa razão, foi sempre respeitado e ouvido, e, em muitas ocasiões, representou a necessária posição mais crítica e radical diante de um pluralismo difuso e de uma tentativa de suavização política. Foi capaz de explicar e demonstrar na prática que democracia e tolerância não são sinônimos de concessão de princípios. Transmitimos nossas condolências aos familiares e amigos e registramos aqui um pouco da memória do colega que nos deixou. Niterói, 17 de janeiro de 2021 A Diretoria Sociedade Brasileira de Economia Política |
XXVI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA
Universidade Federal de Goiás | Evento Virtual | 08 a 11 de junho de 2021
Centralidade do trabalho e crise do capital no mundo pós-pandêmico
“Nada será como antes, amanhã”? Trabalho, crise e pandemia
|
|
|
|
Informações e dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política
Periodicidade quadrimestral | Publicada continuamente desde 1997