NOTA DE REPÚDIO CONTRA A DEMISSÃO ARBITRÁRIA
DO PROFESSOR JULIO CESAR GAMBINA

A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) manifesta seu rechaço à decisão tomada pela Decania da Facultad de Ciencias Económicas, Jurídicas y Sociales (UNSL), na Argentina, de desvicular o Professor Dr. Julio Gambina.

Julio Gambina é Presidente Alterno da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) e um amigo da SEP há mais de uma década. Sua desvinculação sem justificativa acadêmica é reflexo do neoconservadorismo e da ofensiva das elites que marcam a conjuntura presente, tendo claro conteúdo político.

Gambina possui grande e muito relevante produção teórica, com uma série de livros e artigos publicados. É reconhecido internacionalmente como um dos principais economistas de esquerda na Argentina. Além de Presidente Alterno da SEPLA (da qual é também um dos fundadores), é membro da FISYP, do Encuentro Sindical Nuestra América e do GT de “Economia e crise mundial” do CLACSO, espaços para cuja organização contribui. Participou recentemente das articulações para a realização das cúpulas contra-hegemônicas realizadas em Buenos Aires por ocasião das reuniões da OMC e do G-20 naquele país.

Na UNSL, participa particularmente da Especialização em Estudos Socio-Econômicos Latino-Americanos, cujo projeto sofrerá com sua arbitrária desvinculação.

É imprescindível a garantia da pluralidade teórico-metodológica no ambiente acadêmico nestes tempos de ofensiva neoconservadora e restrição das liberdades democráticas.

A Diretoria da SEP repudia fortemente a desvinculação de Gambina e indica a necessidade de sua recontratação.

Niterói, 23 de dezembro de 2018.

Sociedade Brasileira de Economia Política