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Chamada de trabalhos do XXX ENEP


XXX ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA

Universidade Federal de Campina Grande | Evento Presencial
08 a 11 de julho de 2025

O mito do desenvolvimento econômico e o agravamento da crise contemporânea em suas múltiplas dimensões

 

 CHAMADA DE TRABALHOS

 
O acirramento das contradições capitalistas neste primeiro quartel do século XXI se revela num inegável e perdurante cenário de crise sistêmica – em que se articulam crises econômicas e migratórias, guerras, tensões geopolíticas e outra sorte de fenômenos de desestruturação social cada vez mais frequentes e banalizados. As diferentes faces da crise atual e a celeridade com que seus aspectos mais determinantes vêm se alterando nas últimas décadas – e, com isso, pondo verdadeiramente em risco as condições de existência de frações significativas da população humana –, exigem um esforço renovado de compreensão daqueles que são seus fundamentos estruturais e, mais do que isso, dos instáveis elementos da conjuntura que a afetam.

Diante deste quadro, o XXX ENEP busca, primeiro, dialogar sobre o acelerado declínio social das democracias liberais – claramente alimentado pela exasperação neoliberal e pelos abissais níveis de desigualdade e iniquidade que marcam o capitalismo –, entendendo os laços entre a crise social e a crise do sistema político. Como uma segunda dimensão da crise, nos importa rediscutir o evidente colapso ambiental e a centralidade que temas como aquecimento global, eventos climáticos extremos e exaustão de ecossistemas e estruturas naturais vêm ocupando na agenda pública, sem que isso resulte em mudanças concretas de impacto. Ao contrário, a escalada da degradação social, ambiental e política revela que a atual crise contemporânea não se trata de mera crise cíclica, mas carrega elementos para se pensar sobre os limites do capitalismo.

Deste modo, aprofundar as reflexões acerca da crise mundial em curso, sobretudo em suas dimensões social, política e ambiental, é caminho inafastável para que se animem análises capazes de apontar alternativas críticas à onda conservadora que marca os programas de ajuste pró-capital em diversas economias do mundo. Em outros termos, reafirmar a natureza antissocial, antidemocrática e antiambiental do capitalismo permite refinar perspectivas em torno de uma necessária e urgente transformação da vida econômica e social.


Promoção e Realização: Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP)
Período: 08 a 11 de julho de 2025
Local: Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
Prazo de submissão de artigo: de 27 de janeiro a 24 de março de 2025


COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

Marisa Silva Amaral (UFU, Presidente da SEP)
Giliad de Souza Silva (UNIFESSPA, Vice-presidente da SEP)
Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente (UFF, Diretora da SEP)
Ellen Lucy Tristão (UFVJM, Diretora da SEP)
Fábio Antonio de Campos (UNICAMP, Diretor da SEP)
Leda Maria Paulani (USP, Diretora da SEP)
Lucas Milanez de Lima Almeida (UFPB, Diretor da SEP)
Maurício de Souza Sabadini (UFES, Diretor da SEP)
Pedro Henrique Evangelista Duarte (UFG, Diretor da SEP)


COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Águida Cristina Almeida (Professora do CH/UFCG)
Karla Vanessa Leite (Professora do CH/UFCG)
Luíza Dantas (Professor do CH/UFCG)
Márcia Lima (Professora do CH/UFCG)
Vinícius Fernandes (Professor do CH/UFCG)


COMITÊ CIENTÍFICO

Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente (UFF, Diretora da SEP)
Ellen Lucy Tristão (UFVJM, Diretora da SEP)
Fábio Antonio de Campos (UNICAMP, Diretor da SEP)


ÁREAS TEMÁTICAS E SUAS RESPECTIVAS COMISSÕES CIENTÍFICAS

  1. METODOLOGIA E HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
    Antonio Mota Filho (UNIFESP) e Paulo Fernando Cavalcanti Filho (UFPB)

  2. HISTÓRIA ECONÔMICA
    Rita Almico (UFF) e José Luciano Queiroz (UFCG)

  3. ECONOMIA E CONJUNTURA BRASILEIRA
    Soraia Cardozo (UFU) e Márcia Pereira Couto (UFCG)

  4. TEORIA DO VALOR, CAPITALISMO E SOCIALISMO
    Alexis Saludjian (UFRJ) e Hugo Corrêa (UFF)

  5. DINHEIRO, FINANÇAS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO
    Juan Pablo Painceira (BACEN) e Karla Vanessa Leite (UFCG)

  6. AGRICULTURA, ESPAÇO E MEIO AMBIENTE NO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
    Aline Miglioli (UNICAMP) e Márcio Caniello (UFCG)

  7. ESTADO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS
    Tatiana Brettas (UFRJ) e Wanderleya Farias (UFPB)

  8. ACUMULAÇÃO, INDÚSTRIA E TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA
    Daniel Pereira Sampaio (UFES) e Luíza Dantas Teixeira (UFCG)

  9. GÊNERO, RAÇA E DIVERSIDADE
    Daniel Pereira da Silva (UNICAMP) e Rejane Gomes Carvalho (UFPB)

  10. ÁREA ESPECIAL 1: CRISE AMBIENTAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA - TEORIA E EVIDÊNCIAS
    Daniel Nogueira (UNIFESSPA) e Sérgio Rivero (UFCG)

  11. ÁREA ESPECIAL 2: ECONOMIA DO SEMI-ÁRIDO E DINÂMICAS TERRITORIAIS
    Sérgio Murilo de Araújo (UFCG) e Vinicius Vieira Fernandes (UFCG)

  12. PÔSTERES
    Bruna Ferraz Raposo (UFU) e Roseli Corteletti (UFCG)

 

  1. Instruções para submissão

1.1. ARTIGO submetido às sessões ordinárias e sessões de comunicações:

  • Enviar duas cópias do artigo através daÁrea de Usuário do site da SEP, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela Comissão CientíficadaÁrea Temática e outra com identificação visando à elaboração dos Anais do Encontro. Caso tenha cadastro no sistema da SEP, basta acessar a Área de Usuário; caso não tenha, basta cadastrar-se.
  • Indicar pelo sistema a área temática(verificar as áreas 1 a 11acima) e a modalidade: a) sessões ordinárias; b) sessões de comunicações.
  • ATENÇÃO: As sessões de comunicações sãoexclusivamente dedicadas a estudantes de graduação. Todos os trabalhos submetidos aesta seção, portanto, devem ter como autores/as e coautores/as apenas estudantes que estejam neste nível de formação.
  • Artigos enviados para as Sessões de Comunicações cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação.

1.2. PÔSTER:

  • A submissão para esta modalidade exige o envio de duas cópias da proposta de pôsteratravés da Área de Usuário do site da SEP, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela Comissão Científica e outra com identificação visando à elaboração dos Anais do Encontro.
  • Indicar pelo sistema a área exclusiva para esta modalidade na Comissão Científica, identificada acima como Área 12.
  • ATENÇÃO: Os pôsteres também são exclusivos para estudantes de graduação (autores/as e coautores/as). Supervisores/as ou orientadores/as podem ser mencionados/as no rodapé, mas não devem ser indicados/as como autores/as.
  • Trabalhos enviados para esta modalidade cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação.

  1. Formatação do artigo e proposta de pôster

2.1. ARTIGO submetido às sessões ordinárias e sessões de comunicações:

  • Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato PDF (não serão aceitos artigos em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. Devem ser submetidas duas versões do trabalho, uma com identificação, outra sem.Serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol.

2.2. PÔSTER:

  • Recomenda-se a seguinte formatação para submissão das propostas de pôsteres: corpo do texto em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, justificado, tamanho máximo de 1 página, em formato PDF (não serão aceitos pôsteres em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm.
  • Recomenda-se a seguinte estrutura: título, introdução/objetivo(s), desenvolvimento, conclusões e as principais referências bibliográficas utilizadas. A versão com identificação deverá conter, abaixo do título: nome do autor e filiação institucional. O título deve estar em negrito e fonte Times New Roman 14, os títulos das seções deverão estar em negrito, ambos em alinhamento justificado. Serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol.

  1. Regras de submissão

    3.1. Os textos anônimos para avaliação não devem conter quaisquer referências que possam identificar os/as autores/as. Trabalhos identificados serão reprovados pelas Comissões Científicas. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.

    3.2. Serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol.

    3.3. Artigos enviados para asSessões de Comunicações e Pôsteres cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação.

    3.4. Cada autor/a pode submeter, no máximo, dois artigos, sejam eles em coautoria ou não. Caso algum/a autor/a submeta mais de dois trabalhos, todos serão recusados antes mesmo da avaliação, inclusive aqueles que tiverem coautores/as. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.

    3.5. Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores/as. Os trabalhos que contiverem mais de quatro autores/as serão recusados antes mesmo da avaliação. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.

    3.6. Ao enviar o artigo ou pôster os/as autores/as declaram estar cientes das regras de submissão e de seleção pelas Comissões Científicas.

    3.7. Qualquer descumprimento das regras deste edital ou da boa prática acadêmica implicará a recusa imediata do artigo ou pôster submetido.

  1. Taxas de submissão

Os/As sócios/as sem débitos na contribuição social 2024 e/ou 2025terão desconto nastaxas de submissão (ver quadro abaixo), bem como na inscrição no evento (de R$ 190,00 para R$ 70,00).

Modalidade

Preço

Artigos para as Sessões Ordinárias

Submissão de trabalho nas sessões ordinárias para sócios com a contribuição social em dia (também dará direito a desconto de R$120,00 na inscrição)

R$ 90,00 por artigo

Submissão de trabalho nas sessões ordinárias para sócios com débitos na contribuição social de 2024 e/ou 2025

R$ 210,00 por artigo

Artigos para as Sessões de Comunicações e/ou Pôsteres

Exclusivo para estudantes de graduação

Gratuito

 
4.1. As taxas acima serão definidas automaticamente pelo sistema no momento da submissão.

4.2. Em caso de artigos em coautoria, basta que um/a dos/as autores/as faça a submissão on-line, inserindo os nomes de todos/as os/as autores/as e suas respectivas instituições. Importante: de todo modo, todos/as os/as coautores/as precisam ter cadastro no sistema de associação da SEP para que a submissão seja efetuada por algum/a deles/as.

4.3. Registra-se que, em hipótese alguma, haverá devolução das taxas de submissão.

4.4. O pagamento das taxas de submissão não dá direito à participação no Encontro mesmo que o trabalho seja aprovado. Uma vez aprovado o trabalho, é preciso que ao menos um/a de seus/suas autores/as faça inscrição.

  1. Inscrição no Encontro

    5.1. A inscrição no Encontro será efetuada na Área de Usuário do site da SEP a partir de 07 de maio de 2025. Informações sobre inscrições estarão disponíveis no site da SEP (sep.org.br) a partir do mês de janeiro de 2025 e dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    5.2. As taxas de inscrição são:

(1) Sócios em dia com a contribuição social: R$70,00
(2) Sócios com débitos na contribuição social de 2024 e/ou 2025: R$190,00
(3) Estudantes de graduação com comunicação e/ou pôster aprovado: gratuito
(4) Estudantes de graduação sem trabalho aprovado: R$15,00

  1. Aprovação dos trabalhos submetidos

 A lista completa dos artigos e pôsteres aprovados será divulgada em 30 de abril de 2025, sendo as cartas de aceite enviadas logo em seguida.

  1. Apoio da SEP aos autores com trabalhos selecionados

    7.1. O XXX ENEP terá formato exclusivamente presencial, sem a realização de sessões híbridas.

    7.2. Em razão de indisponibilidade orçamentária, a SEP não pagará as despesas de hospedagem dos/as autores/as que tiverem artigo selecionado nas sessões ordinárias. A comissão organizadora do evento está negociando com alguns hotéis tarifas diferenciadas para os participantes. Isso será divulgado em breve no site, Facebook e Instagram da SEP.

    7.3. No caso das Sessões de Comunicações e Pôsteres, a Comissão Local está organizando formas de hospedagem solidária e/ou espaço de alojamento para os/as estudantes de graduação, inclusive apresentadores/as de trabalhos. Informações mais precisas serão disponibilizadas no site, no Facebook e no Instagram da SEP antes do período de inscrições. 

    7.4. As despesas de deslocamento até o local do evento são de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as para todas as modalidades.

  1. Apresentação dos Trabalhos

    8.1. Os trabalhos serão apresentados de três maneiras distintas: em Sessões Ordinárias, em Sessões de Comunicações e como Pôsteres, cada qual com um processo de submissão distinto. A escolha é feita pelo autor no processo de submissão on-line.

    8.2. As Sessões Ordinárias e de Comunicações formarão mesas ao longo da programação do Encontro. A diferença reside no tempo disponível para a apresentação de cada artigo, que será um pouco menor no caso das Comunicações, além de estas serem exclusivas para estudantes de graduação.

    8.3. Os Pôsteres serão expostos em espaço próprio, em horários pré-definidos, no decorrer do Encontro. A impressão dos pôsteres ficará sob a responsabilidade dos/as autores/as.Quando divulgada a lista dos trabalhos aprovados, será disponibilizado um modelo para a confecção dos pôsteres.

  1. Cronograma

Etapa

Data

Local

Submissão de trabalhos

27/01/2025 a 24/03/2025

Área de usuário do site da SEP

Divulgação dos trabalhos aprovados

30/04/2025

Site da SEP

Inscrição no Encontro (Autores/as de todas as sessões)

07/05/2025 a 23/06/2025

Área de usuário do site da SEP

Inscrição no Encontro (Ouvintes)

07/05/2025 a 30/06/2025

Área de usuário do site da SEP

XXX ENEP

08/07/2025 a 11/07/2025

UFCG, Campina Grande
Exclusivamente presencial

 

 

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